top of page

Nova Carteira Nacional de habilitação

Atualizado: 5 de jan.

Desde Junho/2022 os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) começaram a emitir o novo formato da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Este novo modelo incorpora elementos gráficos contra fraudes e falsificações e passa a atender requisitos internacionais de identificação, inclusive com validade em diversos outros países.


Como em toda mudança, é comum que surjam diversas dúvidas sobre o novo documento, vamos aproveitar para tentar esclarecer algumas delas.

​​

Por que a nova CNH é mais segura?


O novo modelo da Carteira de Habilitação, trás diversos elementos gráficos que dificultam a falsificação, como um tipo especial de tinta fluorescente, que brilha no escuro, alguns itens visíveis apenas em luz ultravioleta, holograma, além de outros itens de tecnologia que tornará muito mais difícil de ser falsificada.


Veja abaixo como ficou:



Sou obrigado a trocar minha carteira?


Não é necessário efetuar a troca se sua habilitação estiver dentro da data de validade, mas caso necessite de uma segunda via, ou faça a renovação, você receberá sua CNH do novo modelo. Da mesma forma que quem emite a primeira habilitação também receberá o modelo atualizado.


Qual é a validade da nova CNH?


Nada mudou em relação ao prazo de validade, da mesma forma que na anterior, a nova CNH tem validade de 10 (dez) anos para pessoas com até 50 (cinquenta anos) de idade, 5 (cinco) anos para cidadãos com idade entre 50 e 69 anos e de 3 anos para condutores acima de 70 anos de idade.


O que trás de inédito a nova Carteira Nacional de Habilitação?


A nova carteira de habilitação trás agora requisitos internacionais de identificação, definidos pela Convenção de Viena, isso significa que a nova versão trás tradução para inglês e espanhol, além da língua portuguesa.


A nova CNH também conta com código MRZ (Machine Readable Zone) ou Zona Legível por Máquina, uma tecnologia também utilizada em passaportes.


Saiba também que agora é possível inserir Nome Social e filiação afetiva, se assim o condutor desejar.


A nova CNH ganhou um quadro com figuras de veículos e suas respectivas categorias, destacando as que o condutor está autorizado a conduzir, o intuito é que o condutor possa facilmente ser identificado quando estiver fora do Brasil.


A versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação também mudou, podendo ser acessada online pelo Aplicativo CDT - Carteira Digital de Transito, com acesso pelo GOV.Br.



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page